30 de setembro de 2007

A Ordem de São Jorge

São Jorge, de nome Jorge de Anicii, é o santo patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunia (Espanha) e Lituânia, além de ser padroeiro dos escoteiros. No dia 23 de abril comemora-se seu martírio. Ele também é lembrado no dia 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele, em Lida (Israel) , onde se encontram suas relíquias, erguida a mando de Constantino I. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto Gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. A Devoção a São Jorge pode ter também suas origens na mitologia nórdica na figura de Sigurd, o caçador de dragões.


De acordo com a lenda, Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia. Jorge ainda criança, mudou-se para a Palestina com sua mãe após seu pai morrer em batalha. Sua mãe, originária da Palestina, possuía muitos bens e o educou, com todo esmero. Ao atingir a adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa. Logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade - qualidades que levaram o Imperador a lhe conferir o título de conde da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo a função de Tribuno Militar.(*)

Nos dias de hoje, São Jorge não é lembrado apenas em rituais religiosos. Outros rituais, como festas e eventos em geral, também levaram algumas pessoas a constituirem uma irmandade de seguidores do herói romano: a Ordem de São Jorge.

A práxis dos frequentadores de bares, butecos, boates, praias, quermesses, bingos, festas de aniversário, casamento e batizado, velórios, desfiles de Sete de Setembro, reuniões de pais e mestres, e/ou qualquer evento em que haja machos e fêmeas com a possibilidade de conversar e beber alguma coisa, seguirá - para a Ordem de São Jorge - regras muito bem determinadas.

É, principalmente, nos Carnavais descobrimos os seguidores da Ordem perambulando por aí. Copo de bebida em uma mão, olhar ondulante, palavras encharcadas, e achando que todas as mulheres do mundo estão dando bola pra ele. Ainda mais as feias!












(*) Extraído da Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jorge)

Nenhum comentário: